você é #intersexo? descubra!
- flp ksntzk
- Jun 29, 2022
- 4 min read
não, este não é mais um teste de internet que você responde 5, 10, 100 perguntas e descobre se você é x, y, z, xx, xy, xxy... desculpe se o título deste post fez parecer assim.

esta é a bandeira intersexo.
este é apenas mais um texto-relato de alguém que descobriu-se intersexo depois dos 30 anos de idade.
estamos no apagar das luzes do dia do orgulho lgbtqiap+ e venho aqui para te lembrar (ou te dizer pela primeira vez) que a letra I nesta sigla é de intersexo.
somos cerca de 2% da população mundial, aproximadamente a mesma porcentagem de pessoas ruivas. conhece alguém ruivo, certo? então (prazer!), você também, provavelmente, conhece alguma pessoa intersexo. segue o fio.
segundo a intersex human rights, organização da austrália, #pessoasintersexo são aquelas as quais as "características sexuais congênitas, não se enquadram nas normas médicas e sociais para corpos femininos ou masculinos, o que cria riscos ou experiências de estigma, discriminação, ódio e danos".
em outras palavras, pessoas intersexo são pessoas que fogem ao padrão de fêmea ou macho típicos, podendo ter variações cromossomiais ou hormonais, genitálias ambíguas, entre outras características. até o momento são observados 46 estados intersexo.
ao contrário de muitas expressões de #gênero e #sexualidade, não se torna intersexo: nasce-se. por conta de estar ligada à condição de #sexo e não ao #gênero, podemos dizer que existem, na natureza, homens, mulheres e pessoas intersexo. mas não para por aí.
pessoas intersexo podem se entender enquanto pessoas ipsogênero (que se identificam com o gênero ao qual foram designadas ao nascer e assim socializadas) ou isogênero (que não se reconhecem com aquele gênero). logo, pessoas intersexo podem entender seu gênero de diversas formas. o que significa dizer que, na #comunidadeintersexo, temos pessoas transgênero, pessoas ipsogênero, pessoas não-binárias, assim como ocorre com pessoas endosexo.
eita, mas peraí: o que é endosexo? pessoas endosexo são todas aquelas pessoas que não são pessoas intersexo, ou seja, são aquelas pessoas que nascem com as características biológicas típicas de macho ou fêmea.
e como é que você sabe se é uma pessoa intersexo ou endosexo? A-HA, aí que tá: muitas pessoas podem passar anos sem saber que são pessoas intersexo - tipo eu, que fui entender isso há pouco mais de dois anos atrás e comecei a estudar sobre. sempre soube que não poderia ter filhos biológicos por conta de uma condição chamada #anorquia e isso nunca foi segredo pra mim - e nem pra ninguém com quem me relacionei seja afetiva ou sexualmente (basicamente em algum momento eu sempre acabava falando sobre isso naturalmente em alguma conversa). porém, além de intersexo, o I da sigla LGBTQIAP+ ainda pode significar para muitas pessoas invisível. pois a maior parte da população, mesmo na comunidade LGBTI+, não sabe o que significa ser intersexo. pois bem. uma vez que entendi tudo isso, teria dois caminhos: - poderia falar sobre isso e ajudar com que mais pessoas conhecessem e entendessem, assim como eu, que pessoas intersexo existem ou - aproveitar minha passabilidade endosexo e vida que segue.
claro que: cada pessoa intersexo é (e deve ser) livre para escolher sua própria história e cada uma, ume ou um pode, inclusive, escolher não se expôr. e esse sentimento e opção é legítima. ainda mais em uma sociedade que ainda tem muitas questões em entender e lidar com existências divergentes. e é falando, justamente, em #liberdadedeescolha que chegamos a um dos pontos mais caros ao debate intersexo: a escolha de ser quem se é. hoje ,esta escolha é negada a muitos bebês intersexo que são submetidos a cirurgias reparadoras de gênero para que se conformem a um certo padrão-homem ou padrão-mulher. então, vamolá: em uma sociedade que impede que #infânciastrans passem por um processo de #redesignaçãodegênero, muito menos uma #redesignaçãosexual (comumente - e erroneamente - conhecida como "operação de mudança de sexo"), estamos forçando bebês a passarem por mutilações muitas vezes irreversíveis para que sejam entendidos como bebês-macho ou bebês-fêmea.
"mas e aí? "consertou", não tá tranquilo?". não é bem assim. primeiro porque ser intersexo não é um erro. é uma condição biológica tão normal quanto ser homem ou ser mulher. o que nós, enquanto sociedade, porém, podemos estar fazendo ao "consertar" pessoas intersexo é inabilitar para sempre a existência plena de uma pessoa. por exemplo, muitos bebês intersexo passam por cirurgias meramente estéticas que impossibilitam que adultos intersexo tenham prazer. ou ainda: podemos estar criando traumas em adolescentes intersexo que, por não saberem que são intersexo, vão achar que tem algo de errado em seu corpo quando, na puberdade, o seu desenvolvimento for diverso de pessoas endosexo de seu mesmo sexo. ou então: podemos estar esterilizando bebês intersexo que futuramente não seriam adultos intersexo inférteis caso não tivessem passado por estas cirurgias reparadoras. cirurgias estas que, muitas vezes, estas pessoas nem sabem que foram submetidas - seja por conta do estigma ou do desconhecimento de seus familiares.
bem. e isso é só o começo desta conversa. mas, agora que você sabe, o que você pode contar às outras pessoas que também não conheciam o significado da letra I em LGBTQIAP+? todas as pessoas são bem-vindas a serem aliadas à causa intersexo. não precisa ser intersexo para lutar pelos direitos de pessoas intersexo. basta ser humano.
saiba mais sobre a causa intersexo acessando o site da ABRAI, associação brasileira de intersexos: www.abrai.org.br.
Comments